domingo, dezembro 04, 2005

O único crime é ser-se humano

Bem, lá fui ao cimena ver o monhoso O Crime do Padre Amaro! E o resultado final é assimétrico e ambíguo! Não me arrependo, mas os motivos pelos quais não me arrependo são os mesmos que me levariam a comprar a GQ.

O filme do Carlos Coelho da Silva é francamente mau! Muito mau! É extraordinário como ele consegiu estragar a obra polémica que Eça tão bem imaginou. Se retirar-mos o elenco (não absolutamente de luxo, mas luxuoso q.b.), nomeadamente o Nico, o Melo, a Bustorf, o Ruy, o Samora, o Unas, o Wallenstein, o Lagarto, entre outros, não resta nada.
Obviamante não me refiro à "actriz" Soraia Chaves, porque não se pode dizer que seja mesmo actriz. Ou melhor, não é lá muito boa actriz mas é muito boa atráz! Francamente falando! É, sem margem para qualquer dúvida, o melhor que o infeliz filme tem. A Soraia e a cidade de Lisboa. Pelo menos também dá para matar umas saudades desta deslumbrante (e única a sério) cidade lusa! Mas é triste quando um filme vale pelas cenas de nudez e sexo, apenas!

O balofo Carlos Coelho da Silva (continua na moda usar três nomes, é chique!!!), é uma promessa em ascensão meteórica (duvidosa). Mas, cá para mim, não vai passar disso! O sucesso do filme (que não lhe cabe a ele, mas à Soraia), vai subir-lhe à cabeça. Ou, como diria Sá de Miranda, caso por aí andasse: "Ao cheiro dos montes de euros o reino se despovoa". Se este realizador (!) é um craque, que fique bem registado, então somos um país de craques! Aposto que nunca sequer viu filmes do Murnau ou do Mankievicz. É uma perplexidade típica, não só do cinema, mas que se estende a muitas áreas da sociedade tuga. É o mesmo que dizer: hoje aprendi a estrelar um ovo, amanhã sou consultor de restaurantes de nomeada.

Todos os dias oiço dizer que somos um país de opereta e, como diria o João Paulo Martins, também eu sou levado a considerar que esta afirmação está mais próxima da verdade do que seria desejável.

Somos um país de craques!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lá esperteza, não lhe falta... O filme é fraquinho, fraquinho, mas ela é tão... GEITOSA!!!!!
E pelo menos por ela... vale a pena ir vêr o filme. Lá isso o Coelhinho acertou na mouche!....
2º Secretário

1:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home